Essa época do ano sempre mexe comigo e me faz repensar muitas coisas, fazer balanços, projetar o que quero fazer diferente. A virada do ano nos dá essa chance de pausar e descer do trem um pouquinho, observar onde estamos e lembrar: como mesmo que cheguei aqui? Para onde este caminho está me levando?

Há umas duas semanas comecei nesse processo a todo vapor e percebi que minha vontade, antes de planejar ou projetar qualquer outra coisa, era de fazer uma grande limpeza. Jogar fora tudo que não faz mais sentido e não pertence mais à minha vida atual.

Tanto no sentido literal quanto figurado. Por um lado separar roupas e objetos pra doação, por outro abandonar projetos que estavam vivendo por um fio ou desistir de coisas que perderam o sentido.

E fiquei pensando que talvez seja isso mesmo que deveríamos fazer, antes de colocar mais coisas e ideias por cima dos entulhos: realmente olhar para nossas vidas e limpar o que não deveria mais estar aqui. Tem melhor maneira de começar um ano do que com a página realmente em branco, pronta para novas histórias?

Para o novo emergir precisamos de espaço. É o mesmo princípio da meditação: limpar nossa mente de tudo que ficamos ruminando ajuda a abrir espaço para novas ideias, pensamentos, criações.

Assim garantimos que algo já esteja em movimento quando 2019 começar. Por que esperar mais duas semanas antes de tentar implementar as mudanças que você deseja? O ato de remover o que está estagnado já desencadeia um novo processo.

Fiquei pensando, então, em algumas ideias de como podemos preparar o terreno para o ano novo:

– Fazer uma limpeza no seu armário. É difícil achar alguém que não tenha um armário abarrotado com um monte de roupas que nunca usa. Nesse processo você automaticamente vai repensar um pouco suas decisões de consumo ou vai perceber o quanto seu estilo mudou e como você deseja se mostrar para o mundo.

– Resolver as pendências em casa. Perceba o quanto as pendências ocupam espaço em sua mente. Os pequenos reparos ou providências que você tem que tomar podem parecer sem importância, mas toda vez que vê aquela porta de armário meio quebrada ou o quadro que precisa ser pendurado, um pouco de energia mental é gasto naquilo. Você se sente preguiçoso, culpado, alguém que não é capaz de dar conta de tudo. Que tal começar o ano novo livre dessa sensação de coisas inacabadas??

– Responder emails e mensagens atrasados. Sempre tem aqueles emails chatos de responder ou mensagens que você fica lembrando e esquecendo que tem que mandar a cada dia. Isso também ocupa espaço mental e dá aquela sensação de coisas inacabadas.

– Fazer uma lista de todos os seus projetos e atividades e eliminar aqueles que não fazem mais sentido. Poucas pessoas tem o hábito de reavaliar suas decisões periodicamente. Tem muitas coisas que talvez fizessem muito sentido quando tomamos a decisão original, mas que já perderam a razão de ser há muito tempo. Todo mundo reclama de falta de tempo, mas a maioria de nós tem pelo menos alguma atividade que não tem mais espaço em nossa vida e deveria ser cortada.

Essas são só algumas ideias, mas a intenção principal é olhar para sua vida e avaliar tudo que está estagnado, empacado, todas aquelas coisas que você vem arrastando há tempos (algumas vezes há alguns anos). Se você costuma fazer listas de resoluções e todas acabam só no campo das ideias, essa é uma maneira de estabelecer uma mudança desde agora, abrindo terreno para tudo que você deseja construir em 2019.