Para quem se interessa pelo ser humano, por entender como funcionamos, ter acesso aos pensamentos de outras pessoas é algo muito precioso. No coaching tive a oportunidade de entender o que realmente se passa em outras mentes, nesse mundo que não compartilhamos com quase ninguém. É um verdadeiro presente que me permitiu entender o quanto somos parecidos e, ao mesmo tempo, o quanto cada pessoa é um universo particular.

O que me chama atenção nisso é como algumas pessoas vivem em mundos internos ensolarados e outras parecem presas em um pântano sombrio, independente de suas condições materiais, intelectuais, de seus talentos e relacionamentos.

Estou compartilhando isso com vocês porque não sei o quanto a maioria de nós tem consciência de que o nosso modo de pensar:

1- Não é igual para todos, cada um tem seus padrões de pensamento, desde crenças, perspectivas, até a maneira pela qual explicamos para nós mesmos os acontecimentos de nossas vidas.

2- Tem conseqüências muito reais (e por vezes nocivas) no nosso modo de agir e na maneira que construímos nossa vida.

3- Pode ser transformado e provocar verdadeiras revoluções nos nossos comportamentos, habilidades, relacionamentos e até saúde.

Como cada um vive mergulhado no seu próprio mundo, sem acesso a outras alternativas, normalmente não temos consciência do quanto um modo de pensar negativo, pessimista, determinista, influencia nossa existência.

E, no pólo oposto, o quanto pessoas que são otimistas, que confiam em si mesmas, sabem se motivar, conseguem seguir em frente e encarar desafios e obstáculos com muito mais facilidade.

Olhando de fora pode parecer uma questão de talento, de aptidão ou até de sorte. E claro que existem todos esses fatores.

Mas mesmo que estejamos falando de uma pessoa talentosa e habilidosa, se ela tiver esse padrão de sempre traçar o pior cenário, duvidar constantemente das próprias habilidades, se culpar por tudo e enxergar fracassos como duradouros e insuperáveis, esse modo de pensar irá funcionar como uma âncora, a puxando para trás e segurando seus passos.

De todas habilidades que eu costumo trabalhar com meus clientes, modificar esse modus operandi pessimista é uma das coisas mais importantes e desafiadoras ao mesmo tempo. Isso envolve, por exemplo, aprender a pensar de um modo mais positivo, enxergando o copo meio cheio ao invés de sempre focar no que falta em sua vida, conseguir olhar para si mesmo com um olhar mais realista e compassivo e gerenciar a ansiedade e tendência a catastrofização.

Se você sofre com uma mente que sempre enxerga tudo que há de ruim em si mesmo, na vida, e nos outros, se está sempre assolado por cenários imaginários tenebrosos e se sente incapaz e culpado com freqüência, não se deixe mais à mercê desse modo de pensar.

É bem provável que esse padrão de pensamentos esteja lhe impedindo de enxergar a si mesmo como você realmente é, com todos seus talentos e potenciais, de ter autoconfiança e de colocar toda sua força e energia em alcançar o que deseja na sua vida.

Dependendo dos assuntos que deseja trabalhar, procure um terapeuta (a terapia cognitivo comportamental por exemplo é ótima para isso) ou um coach qualificado, mas faça algum esforço de mudança. É muito triste e doloroso quando o seu pior inimigo mora dentro de você, sabotando cada passo e impedindo que você possa seguir em frente com alegria, confiança e liberdade.