Uma das coisas que mais buscamos durante uma crise é tentar entender qual o seu significado. Que lições podemos extrair do que está acontecendo? Por que estamos passando por tudo isso? Para o que devemos olhar ou prestar atenção? 

No caso da crise atual, me vejo bombardeada de tentativas de explicações, algumas interessantes, outras francamente oportunistas. Não acho que está na minha alçada tentar explicar o porquê de tudo isso, mas já vejo algumas lições importantes que podemos extrair desse momento. 

Sei que você pode pensar agora: não quero nem preciso de lição nenhuma, mal estou conseguindo me manter são! Entendo isso e eu também sou essa pessoa em alguns momentos dessa quarentena. A necessidade de só desconectar, fazer coisas prazerosas, se distrair, existe e deve ser respeitada. Mas, infelizmente, por mais que pareça que estamos vivendo essa situação há milênios, uma longa jornada está só começando e é importante sim que você encare tudo isso de frente, apreenda novas informações e se posicione para navegar esses tempos turbulentos que vêm por aí. 

Na minha visão o que mais ficou exposto neste momento é o quanto um bom planejamento, a tomada de medidas preventivas e o gerenciamento de risco são importantes. Tudo que fazemos por prevenção e que até hoje talvez não tivesse mostrado seu valor, agora se mostrou essencial. Digo isso nas mais diversas áreas da sua vida. Existem alguns questionamentos importantes que você pode se fazer neste momento: 

  • Gerenciamento de risco no seu portfólio: Você já tem uma reserva de emergência? Tem produtos defensivos na sua carteira? Seu apetite pelo risco está bem representado? 
  • Cuidados preventivos com a saúde: Você já se alimenta de maneira saudável, pensando em sua longevidade, imunidade, equilíbrio? Já se exercita regularmente? Já procura dormir um número decente de horas?
  • Cuidados com a saúde mental: Você já tinha trabalhado seu autoconhecimento, sua inteligência emocional, faz terapia ou outros trabalhos de autodesenvolvimento? Já medita ou faz atividades que ajudam a silenciar sua mente?
  • Busca espiritual: Você tem uma visão mais ampla sobre a sua vida? Tem algo que lhe apóie nos momentos de crise? Não estou falando no sentido religioso, mas no sentido de sistema de crenças e busca de significado. Se sente parte de alguma comunidade de pessoas que se apoiam mutuamente?
  • Relacionamentos: Existem padrões não-saudáveis nos seus relacionamentos atuais? Está conseguindo enxergar e comunicar suas necessidades? Como quer cuidar de sua família neste momento? Como eles podem cuidar de você? Existem pessoas na sua vida que lhe apoiam e acolhem? Você faz o mesmo por elas? 
  • Gerenciamento de risco no seu negócio ou carreira: Está bem posicionado, na medida do possível, para meses de pouco faturamento? Tem alternativas para os períodos de quarentena? Há alguma maneira de se reinventar? Tem algum plano B? Tem um plano de contingência? Formou um time de gerenciamento de crise?
  • Estilo de vida sustentável: O seu padrão de consumo realmente faz sentido para você? Se precisar consumir menos, já sabe o que é necessário e o que pode ser cortado? Está conseguindo poupar mais?  As marcas que você usa estão alinhadas com seus valores? Há coisas que você pode reusar, consertar, compartilhar?   

É aquele velho ditado: quando a maré baixa nós vemos quem estava nadando sem maiô. E não digo isso para que você se sinta mal por tudo que não fez e sim para que olhe para essas questões. Estamos no começo de tudo, e o que você fizer agora vai ter um grande impacto nos meses (talvez anos) futuros. Essa é uma das características principais das crises: elas exigem que você tome atitudes importantes em um curto período de tempo. Não é à toa que estamos todos tão ansiosos, há um senso de urgência no ar, e por mais que seja atordoante lidar com tudo que está acontecendo, é preciso que dedique algum tempo para olhar para sua vida. Ao invés de gastar várias horas lendo as mesmas notícias ou discutindo pelas mídias sociais, pare e olhe para si:

  • Em que áreas já está bem preparado?
  • Em que áreas foi pego de calça curta?
  • O que precisa de sua atenção imediata? 
  • Quem pode lhe ajudar com isso? (opções existem aos montes, não faltam conteúdos, serviços, soluções sendo oferecidas. Desde aulas de exercício gratuitas, dicas de alimentação, entregas de restaurantes e marmitas, aulas de meditação, de investimentos, de gerenciamento de crise, de marketing digital. Ou talvez em alguma dessas áreas seja hora de buscar ajuda profissional: a saúde mental, por exemplo, é algo que vai sofrer nos próximos meses e você deve se cuidar com muito carinho nesse aspecto).

Para terminar em uma nota mais positiva, em momento algum estou dizendo que não há esperança. Pelo contrário! Sou uma pessoa muito cautelosa, planejadora, mas bastante otimista. Acredito profundamente em um estilo de vida que leve em conta todos esses aspectos e sei que ao se cuidar de maneira mais global você não só irá sobreviver a tudo isso, como sairá com hábitos que lhe trarão grande alegria agora e no futuro.

Aproveite que a roda parou de girar e olhe para você, para sua vida, para o que realmente importa. Não desperdice essa oportunidade de sair da visão rasa de sempre e perceber como realmente quer construir seu futuro.